sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

"O anatomista", Frederico Andahazi

Tentar conhecer a mulher e a forma de conquistar o seu amor, através da ciência não será certamente tarefa fácil. Uma obra em que se fala sem pudor de uma das componentes mais importantes do ser humano, a sexualidade, e que tem como foco a descoberta de um dos órgãos que suscita maior curiosidade na anatomia feminina, o «Amor Veneris», mais conhecido como clitóris. Será que esta descoberta é a chave para conseguir abrir o coração da mulher que se ama? Estará afinal a alma feminina dependente da acção que se exerce no seu corpo? Haverá salvação possível para aquele que ousa conhecer o motor de supremo prazer? Conseguiremos realmente explicar as paixões?

"Pensa-se erroneamente que são as paixões que nos conduzem ao pecado da carne. A tentação que neste pecado acaba nada tem a ver com as paixões, mas sim com as acções precisamente, pois trata-se de um pecado cuja origem está no corpo. Devemos, pois, diferenciar o amor, que é um puro atributo da alma, do impulso sexual. O amor é uma paixão, pois tem a sua origem e o seu fim na própria alma, ao passo que o impulso sexual se inicia e se completa no corpo. Não existe, pois, nenhum órgão que sirva nem para produzir nem para extinguir o amor, ao passo que o impulso sexual tem uma localização corporal evidente tanto na origem como no fim."
O verdadeiro prazer pode ser encontrado com a leitura desta obra!

2 comentários:

  1. Muito bom... li o livro quando saiu em Portugal (ainda era um puto) e gostei imenso, mais tarde saiu as "Piedosas" não é tão bom, mas também é interessante... Já tínhamos falado sobre o Anatomista?

    ResponderEliminar
  2. Não fazia ideia que também já tinhas lido "O anatomista". Já tenho "As piedosas" na mesa de cabeceira, é um dos próximos que vou ler.

    ResponderEliminar